A cidade de Barra, no oeste da Bahia, foi atingida por um forte temporal na noite da última segunda-feira (20). A chuva, acompanhada de ventos fortes e granizo, causou alagamentos e queda de árvores. Além disso, provocou danos em telhados e interrupção no fornecimento de energia elétrica e internet em alguns locais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva entre 17h e 20h foi de 32,2 milímetros e a velocidade do vento atingiu 31 km/h. Moradores relataram que o granizo era do tamanho de uma moeda de um real e que durou cerca de 15 minutos.
A prefeitura de Barra emitiu uma nota informando que a Secretaria de Infraestrutura deu suporte aos pontos críticos e que entrou em contato com a Neonergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, para remover os postes e fios caídos. A prefeitura também alertou a população para não se aproximar dos locais em que há risco de choques elétricos.
O temporal surpreendeu os moradores, que não esperavam uma chuva tão intensa e com granizo. Alguns registraram o fenômeno e compartilharam nas redes sociais. Veja algumas imagens do temporal em Barra.
LEIA TAMBÉM:
– Cinco destinos ‘fora da curva’ para curtir o carnaval no Nordeste
– Lampião: Herói ou bandido? Novas teorias reacendem discussão
Como se forma uma chuva de granizo
- Uma chuva de granizo é um tipo de precipitação atmosférica que consiste em pedras de gelo que caem do céu.
- A princípio, essas pedras de gelo se formam no interior das nuvens de tempestade chamadas cumulonimbus.
- As nuvens cumulonimbus se formam em condições de tempo muito instável, onde há calor intenso e grande disponibilidade de umidade na atmosfera.
- Ao mesmo tempo, dentro dessas nuvens, há correntes de ar ascendentes e descendentes que carregam as gotículas de água para cima e para baixo.
- Nas partes mais altas da nuvem, onde a temperatura é muito baixa (em média -40 ºC), as gotículas de água se congelam e se transformam em cristais de gelo.
- Esses cristais de gelo se chocam com outras gotas de água líquida ou congelada e vão aumentando de tamanho e de peso.
- Por fim, os cristais de gelo pesam demais e caem em direção ao solo, formando a chuva de granizo.
- As chuvas de granizo podem causar muitos danos materiais e humanos, como destruição de lavouras, carros, construções e ferimentos em pessoas e animais.