A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) – da Prefeitura Municipal de João Pessoa – e o Sebrae Paraíba criaram a Galeria Rural Marketplace para auxiliar pequenos produtores na venda online dos produtos. Ao acessar o site https://galeriarural.com.br/, o consumidor tem acesso a frutas, verduras, floricultura, laticínios, carnes, doces, salgados e panificados, entre outros produtos, que podem ser entregues em casa.
Para comprar, é necessário apenas fazer o cadastro com nome e e-mail. Na Galeria Rural Marketplace, o usuário pode comprar com todos os tipos de cartões de crédito ou de débito. A ideia surgiu no início deste ano para criar mais um espaço de comercialização que pudesse atender às associações, cooperativas, empreendedores e produtores rurais.
“A Galeria Rural está propondo modernidade e oportunidade com investimento zero para os empreendedores. Acreditamos no potencial da agricultura familiar e temos consciência que, juntos, com um bom planejamento de mercado, daremos ainda mais visibilidade ao setor e às áreas afins que ele movimenta”, comentou Rogeany Gonçalves, coordenadora do setor de Agricultura Familiar da Cecaf.
A Galeria Rural começou suas atividades em outubro deste ano. Hoje, a plataforma conta com a participação de quatro cooperativas, além de empreendedores e agricultores individuais. “Indiretamente, as cooperativas atendem em média 1.440 produtores”, acrescentou Rogeany Gonçalves.
Como participar? – Os produtores e agricultores que desejam comercializar os seus produtos podem fazer na própria plataforma. No espaço “Seja Nosso Parceiro” basta cadastrar seu nome, e-mail, telefone e escrever sua mensagem no box, relatando seu desejo de que os seus produtos façam parte da Galeria e comercializar seus produtos.
“A ideia foi inovadora ainda mais agora nesta pandemia. Tem gente que gosta da feira livre, mas as vendas online são uma boa saída”, comentou Patrícia Oliveira que, junto com seu esposo, o agricultor Lenildo Oliveira, começou há pouco tempo a usar a Galeria Rural e estão animados com essa nova proposta.
As vantagens em vender na Galeria Rural Marketplace, segundo Rogeany Gonçalves, são de que é uma loja virtual grátis, sem mensalidade fixa, com Split de pagamento com a PagSeguro, proporcionando segurança tanto para quem vende quanto para quem compra. Também há a opção de frete grátis, retirada da mercadoria no local e frete fixo, e um gerenciamento completo dos produtos.
Produtos de novembro – Nos meses de novembro e dezembro, de acordo com Lenildo Oliveira, a saída é boa para frutos da terra como manga, caju, acerola, abacaxi, limão, banana, mas também para as hortaliças, o cará, a macaxeira, inhame, tomate e feijão verde.
“Os preços são maravilhosos, os produtos são fresquinhos e o que é melhor, não têm agrotóxico”, relatou a dona de casa Ana Cláudia Dantas, que compra pela Galeria Rural desde o mês passado quando uma amiga fez a indicação. Mais informações sobre a Galeria Rural podem ser obtidas pelo telefone 83 3508-7603 ou pelo email: [email protected].
TEXTO: ADRIANA CRISANTO
FONTE: IMPRENSA PMJP