A Casa dos Ventos, uma das principais empresas do setor de energias renováveis, deu entrada em um pedido para implantar um parque eólico no município de Mata Grande, situado no Alto Sertão de Alagoas.
Mata Grande está localizada a 86 quilômetros de Paulo Afonso, na Bahia, e cerca de 290 quilômetros da capital alagoana
Segundo informações do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o processo de licença prévia está em andamento e será analisado por uma comissão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). Todo o procedimento necessário será seguido até que a licença para operação em Alagoas seja concedida ou negada.
O processo envolve a realização de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e a elaboração de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Está prevista também a realização de uma audiência pública para consultar a população sobre a instalação do empreendimento em Mata Grande.
De acordo com o IMA, o projeto da Casa dos Ventos contempla a construção do Complexo Eólico Mata Grande, composto por 40 aerogeradores com potência total de 264 megawatts (mW).
A notícia da possível instalação de um parque eólico em Mata Grande ainda é uma novidade para muitos moradores da cidade
Alguns têm dúvidas sobre a concretização do projeto, mas o servidor público Charles Caboclo vê com otimismo a possibilidade de desenvolvimento e geração de emprego e renda para as famílias locais.
“Eu acredito que seria um avanço para nossa cidade, trazendo empregos e renda para algumas pessoas. Seria uma grande mudança para nossa região, uma vez que estamos falando de energia renovável, limpa, gerada pelo vento”, afirmou Charles.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 3 estados no topo de ranking de investimentos
– Porto Digital de Recife seleciona 16 negócios para suporte; saiba mais
– Cidade do Nordeste terá entrega feita por drones
– Ranking elege as cinco cidades mais sustentáveis do Nordeste
Participação da Casa dos Ventos no Nordeste
De acordo com o Balanço Energético Nacional 2023, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, os estados da Bahia e Rio Grande do Norte se destacam como os principais líderes regionais em capacidade instalada de energia eólica no Brasil. No ano de 2022, esses estados registraram uma produção total na ordem de 6.800 megawatts (mW).
Entre os complexos em plena operação na região, a Casa dos Ventos é responsável por quatro deles, distribuídos em ambos os estados. Na Bahia, destacam-se os complexos localizados em Campo Formoso, com capacidade instalada de 151 mW, e em Morro do Chapéu e Várzea Nova, que juntos somam uma capacidade de 360 mW.
LEIA TAMBÉM:
– Dois estados do Nordeste no Top 10 de residências equipadas com energia solar no Brasil
– Rendeira de Monteiro PB conquista prêmio internacional de Artesanato
– Maceió recebe prêmio Top Destino Brasil
Os demais complexos em atividade estão situados no Rio Grande do Norte. O complexo de Umari, abrangendo os municípios de Monte das Gameleiras, São José do Campestre e Serra de São Bento, destaca-se com uma capacidade instalada de 202,5 mW.