O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaCabedelo apresenta projeto pioneiro de Educação no Trânsito para alunos da rede...

Cabedelo apresenta projeto pioneiro de Educação no Trânsito para alunos da rede municipal de Ensino

Cidade portuária é um dos nove municípios contemplados no país com a iniciativa, que vai beneficiar diretamente cerca de 600 estudantes

Educar para o trânsito através do livro! Esse é o objetivo central do projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula, apresentado nesta terça-feira (22) pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

- Continua depois da publicidade -

A iniciativa do Educa é do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e consiste em doar material didático (livros) para o público do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, com o objetivo de levar a Educação para o Trânsito através da literatura.

Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que vai beneficiar diretamente cerca de 600 alunos da rede público de ensino. Inicialmente, participarão das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.

“Vivenciamos mais um dia especial na cidade com esse lançamento e somos muito gratos por Cabedelo ter sido escolhida como cidade piloto, sendo uma das poucas cidades do país a serem selecionadas para a implantação desse projeto. Nossa intenção é fixar as raízes na educação, pois nossa ideia é futuramente implantar esse conteúdo na grade curricular dos estudantes. Hoje plantamos uma semente, um embrião, e nosso intuito é um dia colhermos os frutos, pois é só com a educação, com o aprendizado em sala de aula, que formamos cidadãos conscientes sobre o certo e o errado em as áreas como o trânsito”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano;

Nesta terça-feira (22), foram entregues parte dos 700 livros que integrarão o projeto. A coleção aborda a temática da Educação para o Trânsito de forma rica e informativa, proporcionando um referencial teórico para os professores embasarem a sua prática sobre a temática, como também formarem seu alunado, com livros indicados a cada ano do Ensino Fundamental I e II.

O material explora habilidades como a percepção visual, valores, cidadania, ética, e comportamentos adequados para um trânsito seguro, além de ser atrativo por conter relevantes assuntos sobre trânsito e ser ilustrativo.

“A princípio, a proposta é iniciar o projeto com algumas escolas pilotos, para, assim, tratar de assuntos referentes à conscientização no trânsito e à educação para a mobilidade consciente, desde os primeiros anos escolares, visto que essa temática da Educação para o Trânsito será componente curricular obrigatório de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pretensão do projeto é expandir para atender a todas as escolas da rede municipal, levando a educação para o trânsito como componente curricular”, explicou o secretário da Semob de Cabedelo, Inácio Bento de Moraes.

“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova à significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, pontuou o Presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho.

O projeto encontra-se na fase da assinatura do Termo de Participação e Compromisso, para o recebimento dos livros didáticos. Os professores já estão com acesso ao Portal Academy, Portal do Educa. Através desse espaço as escolas pilotos receberão uma formação EAD para manusear o livro digital, assim como o livro físico, que visa auxiliar os docentes em suas didáticas e metodologias em sala de aula, de forma a trabalhar com propriedade a temática do trânsito.

“Os livros físicos serão distribuídos aos educandos e serão uma ferramenta que contribuirá para o fazer pedagógico, trabalhando diversos aspectos, como ética, cidadania, solidariedade e valorização da vida. Os livros didáticos não têm a intenção de ser um trabalho a mais para o professor, mais sim integrar ao seu planejamento de forma interdisciplinar e transversal. Educar para o Trânsito é educar para salvar vidas, colaborando para a formação e desenvolvimento integral do indivíduo”, concluiu a coordenadora de Educação do Trânsito da Semob Cabedelo, e Observadora Certificada do Estado da Paraíba, Abimadabe Vieira.

FONTE: IMPRENSA PMC

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar fabrica de etanol de Milho

A Inpasa, maior produtora de etanol de milho da América Latina, com operações no Brasil e Paraguai, anunciou a construção de uma nova biorrefinaria...