Semana passada em Fortaleza, uma reunião entre o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, as duas autoridades acertaram ações conjuntas das duas Instituições, ambos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com foco na recuperação econômica e fortalecimento dos setores do turismo e da indústria, ambos sofrendo grandes perdas desde que a pandemia de Covid-19 invadiu o Brasil e iniciou um processo de quebradeira de empresas e perda sistemática de empregos nos dois setores.
Nossa fonte em Fortaleza ainda falou de outro ponto da reunião, o programa Inova+Nordeste.
O programa Inova + Nordeste prevê aplicação segundo informações prévias de 1,5% relativo ao retorno das aplicações do FDNE. Esse programa em particular tem a exclusiva finalidade de apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia voltadas para o incremento da economia regional, sendo por isto mesmo fundamental a participação das fundações de amparo à pesquisa.
Romildo Rolim, presidente do BNB, lembrou que o Banco do Nordeste e a Sudene “são instituições gêmeas e parceiras, pois trabalham pela mesma, o desenvolvimento regional”.
As duas ombrearam-se na tarefa do enfrentamento dos prejuízos causados pela pandemia, injetando nas empresas nordestinas, as pequenas incluídas, R$ 3 bilhões em crédito emergencial.
FONTE: REDAÇÃO AGNE9