Atendente virtual da Sefaz do Piauí é destaque na página do BID
A matéria divulga a importância do uso dessa tecnologia para os contribuintes e administrações fiscais em tempos de pandemia.
A atendente virtual da Secretaria de Estadual da Fazenda (Sefaz), a Teresa, é destaque na página do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no blog da Divisão de Gestão Fiscal (https://blogs.iadb.org/gestion-fiscal/es/) do banco, que é uma ferramenta para discutir a política e a gestão fiscal em níveis nacionais e subnacionais da América Latina e do Caribe.
Segundo a matéria divulgada no blog, o atendimento virtual ao contribuinte permite a continuidade de negócios e é estratégica em tempos de novo coronavírus. “Na pandemia do coronavírus da SARS, tornou-se indispensável para garantir a continuidade dos negócios, para as administrações fiscais”, afirma a matéria divulgada, que cita como exemplo a atendente virtual Teresa, pioneira na solução integrada de inteligência cognitiva, baseada em nuvem, nas secretarias estaduais da Fazenda, Finanças ou tributação do país.
A matéria ainda mostrou que a Secretaria da Fazenda do Piauí promoveu a execução do projeto de uma assistente (ACV) de conversação, a Teresa, para ajudar os contribuintes com acesso à informação e o pagamento de impostos administrados pelo Estado de forma virtual. “Com o distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, Teresa tornou-se um ponto de referência muito útil para os piauienses. A Secretaria da Fazenda do Piauí tem sido responsável por informar aos piauienses que a assistência por meio da atendente virtual Teresa está disponível 24 horas, sete dias por semana, para ajudar nesses momentos de isolamento social”, destaca o blog.
Em dezembro de 2019 a atendente virtual da Sefaz realizou 3.361 atendimentos, em abril desse ano de 2020 já foram registrados 5.643 atendimentos pelo aplicativo. E de dezembro do ano passado até abril desse ano foram contabilizados mais de 23 mil atendimentos (23.540) feitos pela Teresa.
O aplicativo foi disponibilizado com recursos do BID. A inteligência artificial começou a ser usada pelo Governo do Estado do Piauí para que o atendimento à população fosse feito de forma mais ágil e agora vem sendo ainda mais utilizada para que o contribuinte não deixe de ser atendido com eficiência, mesmo com a pandemia.
FONTE – SECOM PI