ALPB aprova projeto que torna Renda Renascença Paraibana como Patrimônio Cultural e Imaterial
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou durante Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (1º) projeto de lei que torna a Renda Renascença Paraibana como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
Através da aprovação do PL 2.815/2021, do deputado Chió destaca que a arte da confecção da Renda Renascença é a principal fonte de receita para muitas multas mulheres do Cariri paraibano.
“Preservar e estimular a produção da Renda Renascença é uma estratégia de reconhecimento das nossas origens para as próximas gerações”, justificou o parlamentar.
Patrimônio cultural imaterial é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em homenagem à sua ancestralidade, para as gerações futuras.
Registrar documentalmente a existência da manifestação cultural é ato protetivo na medida em que constitui prova capaz de dar suporte a ações que visem a impedir posterior utilização indevida dos conhecimentos e práticas envolvidos na manifestação cultural.
FONTE: ASSEMBLEIA PB