Programa Algodão Orgânico, em execução na Paraíba desde 2015, formou uma cadeia de produção com um diferencial: a inclusão de pessoas locais no trabalho, fortalecendo cooperativas e promovendo o desenvolvimento regional. Como isso é possível em um estado onde quase todo o território está no Semiárido e a água é escassa?
No Horizontes da Inovação Entrevista terça-feira, 01/12, às 18h, Maysa Gadelha e Vlaminck Paiva, coordenadores do Programa Algodão Orgânico da Paraíba, que farão um desenho descritivo da experiência sustentável que traz melhores condições de vida para o sertanejo. A live será transmitida pelo canal Fapesqpb, no Youtube.
Desde a tecnologia aplicada à semente de algodão, ao plantio, à produção do tecido, o programa volta-se para as necessidades sustentáveis das famílias de agricultores no Semiárido que plantam o algodão. Neste ano estima-se a colheita de mais de 250 toneladas de algodão em rama, mais de 100% de aumento em relação à última safra.
A entrevista será conduzida pela jornalista Márcia Dementshuk, da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEC&T), e contará com o apoio da equipe técnica da Fapesq. Horizontes da Inovação é o programa de comunicação pública da SEC&T.
Maysa Gadelha – Formação em designer. Empresária/empreendedora há 35 anos. Pioneira no algodão colorido e algodão orgânico na Paraíba.
Vlaminck Paiva Saraiva – Engenheiro Agrônomo. Mestre em Produção Vegetal. Extensionista Rural da Empaer
FONTE: SECOM PB