Os dois estados e a capital de Rondônia estão agora integrados ao governo federal no esforço para reduzir a burocracia e impulsionar o uso de novas tecnologias
Alagoas, Bahia e Porto Velho agora fazem parte do GOV.BR. A adesão dos estados e da capital rondoniense à plataforma tecnológica do governo federal tem por objetivo acelerar a digitalização de serviços públicos com foco nos usuários e reduzir a burocracia. A rede interativa do GOV.BR já conta com a participação de 69 municípios, sendo 12 capitais, além de 15 estados e o Distrito Federal.
“Com o GOV.BR estamos atuando de forma articulada, colaborando com estados e municípios para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros, reduzir a burocracia e melhorar o ambiente de negócios no país”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade. Ele reforça que a atuação colaborativa com os demais entes federados “impulsiona e integra as iniciativas por um governo 100% digital”.
Para o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, a adesão ao GOV.BR vai ampliar a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de soluções inovadoras para a população alagoana. “Ao fazer parte da rede GOV.BR vamos estar num constante compartilhamento de conhecimentos, técnicas e tecnologias com os demais entes subnacionais, o que só traz benefícios tanto para nós, que estamos por trás de toda essa mobilização, quanto para a sociedade alagoana, que é quem mais precisa e quem mais vai ganhar com essa adesão”, ressalta o secretário.
Ao aderirem ao GOV.BR, estados e municípios assumem o compromisso de seguir as diretrizes do governo federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e a simplificação do atendimento prestado aos cidadãos, com foco na experiência do usuário. Os casos de transformação digital são debatidos e aperfeiçoados de forma constante.
Confira na página do Governo Digital mais detalhes sobre a rede e veja todos os estados e municípios que integram o GOV.BR
Benefícios da atuação coordenada
Um dos eixos da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 – o de Governo Integrado – prevê a integração de dados e serviços da União, estados, Distrito Federal e municípios para ampliar a oferta de serviços e reduzir custos, principalmente para o cidadão.
Os estados e munícios que aderem ao GOV.BR passam a ter acesso às plataformas digitais ofertadas, aos programas de capacitação e contam com apoio técnico na aplicação de estratégias de digitalização de serviços públicos. “A atuação em rede permite que os governos conversem entre si, compartilhem experiências bem-sucedidas na digitalização dos serviços públicos no país e tornem mais simples o atendimento do Estado ao cidadão por meio do GOV.BR”, aponta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz.
O superintendente de Modernização da Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Thiago Ávila, destaca os benefícios de fazer parte da rede. “Com a adesão, o estado e a população passam a ter acesso a benefícios e mecanismos importantes para a prestação de serviços digitais à população, como o login GOV.BR, que possui um alto nível de segurança, e maiores facilidades para aderir aos contratos de compras de Tecnologia da Informação do governo federal, que costumam ter valores bem mais baixos. O Estado sai ganhando e os cidadãos também”, afirma.