Os reviews desempenham um papel importante para qualquer negócio no mercado online. Podem ajudar a desenvolver uma marca, atrair novos consumidores, gerar mais vendas e aprender sobre novas estratégias para crescer e melhorar o negócio.
Os reviews tornaram-se uma fonte primária de informação para os consumidores para decidir onde, o quê e quando comprar. Segundo um estudo da Capterra, 69% dos consumidores consomem reviews antes de tomar uma decisão de compra sobre produtos e serviços.
Além disso, 72% dos consumidores não tomam uma decisão de compra antes de ler ou ver algum review sobre o produto em questão.
Os reviews são o equivalente digital do marketing boca a boca. Clientes potenciais confiam mais em clientes atuais do que na própria marca.
Assim, a falta de reviews online seria um grande obstáculo para qualquer marca. Por isso existem sites como o Reviewtudo que disponibilizam uma grande quantidade de reviews sobre qualquer tipo de produto.
Quanto maior o preço do produto, mais valor o consumidor atribui aos reviews online. Isto porque os produtos com preço elevado são mais baseados em preferências pessoais.
Os consumidores são mais exigentes quanto às suas necessidades e expectativas quando pagam mais por um determinado produto ou serviço. Querem poder corresponder às suas expectativas com a satisfação de outros clientes que têm experiência de utilização de uma marca.
O investimento inicial é maior para o comprador, o que significa que o risco também é maior. Portanto, eles querem empilhar as probabilidades a seu favor tanto quanto possível. É aqui que entram os reviews.Reviews aumentam a confiança dos clientes
Um estudo do Inquérito Anual ao Consumidor da Brightlocal concluiu que 87% dos consumidores sediados nos EUA exigem uma classificação média de três a cinco estrelas. E 11% dos consumidores procuraram apenas empresas com uma classificação de 5 estrelas.
Porém, uma pontuação perfeita torna a maioria dos consumidores desconfiados e cria a impressão de que as avaliações são demasiado boas para serem verdadeiras. Uma classificação média de 4,5 a 5 estrelas é na realidade mais atrativa para os clientes.
Embora os reviews negativos sejam inevitáveis, podem de facto funcionar a seu favor. Mais de dois terços dos clientes confiam mais em empresas quando vêem uma mistura de boas e más críticas.
Algumas críticas negativas não afetam a sua pontuação média desde que tenha um fluxo constante de críticas positivas. Nunca será possível agradar a todos.
Para além da classificação geral por estrelas, o número de avaliações é também um factor importante que os clientes consideram ao classificar uma empresa. Mas quantos reviews são suficientes?
Um dos maiores desafios para as empresas é pedir a seus clientes a criar um review. Ao mesmo tempo, 77% dos consumidores estariam abertos a criar um review se lhes fosse dada a oportunidade.
As empresas precisam procurar formas de facilitar os reviews por parte dos clientes. Para recolher avaliações, podem partilhar experiências de seus clientes através dos meios de comunicação social, encorajar reviews através de programas de fidelização, envios por e-mail ou fóruns dedicados ao feedback.
Também é possível usar reviews para corrigir más experiências dos clientes. Ao responder a uma avaliação negativa, pode restaurar a confiança dos seus clientes e melhorar sua experiência.
Os reviews expandem a sua base de clientes
Construir e manter uma boa reputação não acontece de um dia para o outro. E uma boa reputação cria referências. É necessário amplificar a voz dos clientes e construir uma cultura onde as críticas sejam vistas como valiosas.
Sendo assim, os reviews devem ser uma parte importante da estratégia de marketing digital de qualquer empresa.
Website: https://reviewtudo.com.br/
FONTE: ASSESSORIA