Estado do Nordeste acelera projeto “Zero Lixões” e encerra quase 40 lixões na região

programa vai erradicar os lixões do Piaui
Programa vai erradicar os lixões do Piaui foto Clenilton Silva

O programa “Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo”, liderado pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e outras instituições, já resultou no fechamento de quase 40 lixões a céu aberto em todo o território piauiense.

Além disso, o avanço do programa foi apresentado na manhã desta segunda-feira (28) ao governador Rafael Fonteles, em reunião que contou com representantes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da AMPAR e da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Reunião Lixo Zero
Reunião Lixo Zero foto Gabriel Paulino

Entenda mais sobre o programa Zero Lixões no Piauí

ItemInformações
ProgramaZero Lixões: Por um Piauí mais limpo
IniciativaMPPI, Semarh, TCE-PI e parceiros
Lixões encerradosCerca de 40
Aterros sanitários previstos7 aterros sanitários
Unidades de transbordo previstasAproximadamente 40
Base legalLei Federal nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos
Prazo para planos municipais60 dias para apresentação dos planos de manejo pelos municípios
Grupo de trabalhoFormado para monitorar e fiscalizar o cumprimento das metas do programa

Meta é eliminar todos os lixões até o fim do ano

Durante o encontro, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou que a meta é resolver definitivamente a questão da destinação dos resíduos sólidos até o final de 2025. Além disso, foi criado um grupo de trabalho que vai mapear, em até 60 dias, o destino ideal dos resíduos de cada município ainda não regularizado.

“Em 60 dias, apresentaremos um mapa com as destinações. Com esse planejamento, esperamos chegar ao fim do ano com a boa notícia de que o Piauí não possui mais lixões ativos”, afirmou o secretário.

Reunião Lixo Zero  foto Gabriel Paulino
Reunião Lixo Zero foto Gabriel Paulino

Apoio técnico e compromisso ambiental

A promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPPI, reforçou que a estrutura prevista é suficiente para resolver o problema ambiental no estado.

“Com os 7 aterros e as 40 unidades de transbordo, é possível encerrar todos os lixões e organizar os catadores, melhorando o meio ambiente para todos os piauienses”, afirmou.

Dessa forma, o secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou que o Governo do Estado está comprometido em apoiar os municípios, inclusive com logística para transporte de resíduos.

Municípios terão apoio da APPM para cumprir prazo

Por fim, o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, garantiu que os municípios serão mobilizados para a entrega dos planos de gerenciamento de resíduos dentro do prazo estipulado. Segundo ele, há ainda a possibilidade de revisão de multas aplicadas anteriormente às prefeituras, incentivando a adesão total à política de erradicação dos lixões.

“Estamos confiantes que teremos um grande avanço nos próximos 60 a 90 dias. O objetivo é claro: um Piauí livre de lixões, com soluções modernas e sustentáveis para os resíduos sólidos”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Parque Aquático é inaugurado na Praia dos Carneiros e reforça o turismo no Nordeste
Ceará se destaca na nova rota das montadoras chinesas
Nordeste tem três cidades entre as mais felizes do Brasil
Fóssil de formiga mais antigo do mundo é achado no Nordeste