Copa Nordeste de BMX 2025 agita Salvador

PROJETO PEDAL- FOTO MAURICIO VIANA
PROJETO PEDAL- FOTO MAURICIO VIANA

Salvador será o palco de um fim de semana eletrizante com a realização da etapa única da Copa Nordeste de BMX 2025, marcada para a pista Tertuliano Torres, localizada na Praia do Corsário. A competição, que acontece com o apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), vai reunir cerca de 200 atletas dos nove estados nordestinos, celebrando o esporte sobre duas rodas com velocidade, técnica e inclusão.

Competição reúne atletas de 5 a 60 anos e valoriza talentos locais

O evento contempla 40 categorias oficiais definidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), atendendo desde crianças a partir dos 5 anos até ciclistas com 60 anos. Além disso,o treino oficial de pista será no sábado (26), a partir das 14h, com largadas da nova rampa de 5 metros de altura, oferecendo aos atletas a chance de reconhecer o traçado em condições de prova.

A Bahia será o estado com maior número de representantes, com 152 competidores vindos da capital e de municípios como Feira de Santana, Itaberaba, Pojuca, Paulo Afonso, Dias D’Ávila e Camaçari. Destes, 70 atletas integram o projeto social Pedal, que oferece aulas gratuitas de bicicross, promovido pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS), com financiamento da Sudesb.

Destaques baianos prometem brilho na competição

JALDO CARIBÉ2FOTO_KAIQUE XAVIER
JALDO CARIBÉ – FOTO_KAIQUE XAVIER

Entre os nomes mais aguardados está Jaldo Caribé, tricampeão pan-americano de BMX Racing na categoria Cruiser 25-29 anos, que recentemente conquistou seu terceiro título continental no Chile. Outro destaque é o jovem talento Ruan Miguel Gonçalves, que brilhou no Pan na categoria Boys 7, além de Miguel Barreto Nunes, da Boys 13-14, ambos alcançando o Top 8 das Américas.

Investimento no esporte e fortalecimento regional

Por fim, a realização da etapa da Copa Nordeste de BMX conta com um investimento de R$ 100 mil do Governo da Bahia, demonstrando o comprometimento com o esporte e a formação de novos talentos. Mais do que uma competição, o evento movimenta a economia local, promove o turismo esportivo e estimula o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude e ao esporte de base.

LEIA TAMBÉM
Juazeiro retoma experiência turística com Vapor histórico
Nordeste tem protagonismo de professores com ensino online
Conheça os clubes do Nordeste na disputa da Série C e D
Paraíba se consolida como referência fiscal no Brasil</a