O coletivo baiano Chegança Atelier Cultural (@ateliercheganca) preparou uma programação especial para crianças e adolescentes dentro do Curto Circuito das Artes. De 18 a 24 de janeiro, a trupe apresenta o espetáculo “Histórias do Mundão”, que aborda de forma criativa o impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na infância, enquanto ressalta o valor da arte e da literatura no desenvolvimento social e educativo dos pequenos.
Espetáculo e oficinas gratuitas
Com entrada gratuita, as apresentações acontecem em diversos espaços culturais de Salvador, alcançando bairros como Caminho de Areia, Coutos e Valéria. A peça será encenada no Espaço Boca de Brasa Sesi Casa Branca (Caminho de Areia) neste sábado (18), às 16h, e domingo (19), às 11h e 16h. Já no Subúrbio 360 (Coutos), o público poderá assistir no dia 24, às 15h.
No dia 25, uma vivência teatral inclusiva será realizada no Espaço Boca de Brasa em Valéria, das 13h às 17h. A atividade, destinada a crianças de 5 a 12 anos, contará com intérprete de Libras e monitoria especializada para crianças atípicas e PCDs, reforçando o compromisso do coletivo com a inclusão.
Sete anos de resistência cultural
Fundado em 2018 pelas educadoras e artistas Manu Santiago e Ana Mendes, o Chegança Atelier Cultural celebra sete anos de trajetória em 2025. O grupo se destacou por sua pesquisa e produção artística voltada ao público infantojuvenil, consolidando-se como referência no cenário cultural baiano.
“A celebração desses sete anos é uma reafirmação da importância do teatro de grupo e do poder transformador da arte. É um trabalho de resistência criativa que busca levar cultura e educação para crianças e jovens de diversos territórios”, destaca Ana Mendes.
Já Manu Santiago reforça o papel do coletivo na valorização da cultura local e nacional: “Seguimos firmes no propósito de enriquecer a cena artística da Bahia e do Brasil, promovendo arte de qualidade e acessível para todos”.
Sobre o Curto Circuito das Artes
O Curto Circuito das Artes, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Secult e a Prefeitura de Salvador, é um evento que celebra a arte e a cultura até fevereiro de 2025. Com uma programação rica e diversificada, que inclui espetáculos, exposições e residências artísticas, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à cultura, promover a inclusão e valorizar a diversidade cultural.
Essa agenda é um convite para que as famílias mineiras, visitantes ou residentes, explorem a magia do teatro e a potência da arte como ferramenta de transformação social.
LEIA TAMBEM
– Nordeste ajuda o Brasil a bater recorde de exportações para os EUA
– Mercado de Tecnologia do Nordeste ganha investimento de R$ 300 milhões em Data Center
– Capital no Nordeste terá concurso com 2 mil vagas na Saúde