A terceira semana do Natal na Usina 2024 traz uma programação que celebra a diversidade da cultura paraibana, unindo música, pré-estreia de documentário e a Mostra de Cultura Popular. Nesta quinta (19) e sexta (20), vão passar pelos palcos da Usina Energisa coco de roda, reggae, rock e ainda um documentário sobre tradições da comunidade Caiana dos Crioulos. Todas as atividades são gratuitas.
O Natal na Usina – 11ª Edição é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, em parceria com a Evoé, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste, patrocínio master na Energisa e realização do Governo Federal – União e Reconstrução.
Na quinta-feira, 19, o evento abre espaço para valorizar a força do coco de roda e da cultura popular. A Mostra de Documentários traz a pré-estreia do curta-metragem ‘Incelenças – Cantos de Caiana’, às 19h, na Sala Vladimir Carvalho. Produzido pela Tuia Filmes, o filme resgata a tradição oral dos cânticos fúnebres da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos.
As ‘Incelenças’ atravessaram gerações, mas com o passar do tempo, corriam o risco de se perder. A obra celebra a memória e a resistência cultural de um povo, trazendo à tona a força de uma prática ancestral marcada pelo luto, fé e união.
Fechando a programação de quinta, o Coco de Roda Desencosta da Parede, de Caiana dos Crioulos, se apresenta no palco Bonde, às 20h, dentro da Mostra de Cultura Popular.
Reggae e Rock na Tenda da Música
Nesta sexta, às 20h, a Tenda da Música vai receber um “fit” que vai unir o reggae e o rock. A banda Pedecoco convida a cantora Val Donato, para um encontro musical com muita energia e boas vibrações. A banda, que mistura reggae com ritmos regionais, apresenta um repertório autoral que marca sua história, além de homenagear grandes artistas paraibanos.
Década
A Banda-Fôrra celebra dez anos com o show ‘Década’, na Sala Vladimir Carvalho na sexta, 20, a partir das 22h. Com um verdadeiro passeio sonoro, a banda promete uma apresentação rica em novos arranjos e performance para contar essa história. Este momento vai trazer desde clássicos da banda até as músicas do mais recente trabalho, Baladas para Adiar o Fim do Mundo.
Em atividade desde 2014, a Banda-Fôrra tem um público consolidado entre as bandas paraibanas de música autoral, que se destacam na cena cultural dos últimos anos. Seu primeiro lançamento foi o EP homônimo de 2015, seguido do álbum Trilha (2018) e o disco mais recente, Baladas para Adiar o Fim do Mundo, de 2022.
19/12 – QUINTA
19h – ‘Incelenças – Cantos de Caiana’ [Mostra de Documentários]
Local: Sala Vladimir Carvalho
20h – Coco de Roda Desencosta da Paredes de Caiana dos Crioulos [Mostra de Culturas Populares]
Local: Palco Bonde
20/12 – SEXTA
20h – Pedecoco convida Val Donato [Show]
Local: Tenda da Música
22h – Banda-Fôrra [Show]
Local: Sala Vladimir Carvalho