João Pessoa será o palco dos Jogos da Juventude 2024, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que trarão à capital paraibana mais de 4.500 jovens atletas de 15 a 17 anos, representando os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal.
O evento, que ocorre de 13 a 28 de novembro, distribuirá as competições em mais de dez locais pela cidade, destacando João Pessoa como um grande centro de esportes e de acolhimento no Nordeste. Os atletas paraibanos garantiram sua participação ao se destacarem na fase estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares.
Esta será a quinta vez que João Pessoa receberá um dos maiores eventos para jovens atletas do país. Nos anos de 2007, 2011, 2014 e 2016 a competição também aconteceu na capital paraibana e movimentou uma grande estrutura.
Além dos competidores, o evento contará com a presença de técnicos, dirigentes e uma equipe organizacional, somando aproximadamente dez mil pessoas envolvidas na realização. A Paraíba, anfitriã do evento, montou uma equipe de cerca de 130 profissionais para apoiar as atividades.
Nesta terça-feira (12), o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, e dirigentes do COB farão uma visita técnica ao Centro de Convenções de João Pessoa às 10h, avaliando a infraestrutura preparada para receber a grande competição. Esse espaço será o coração administrativo e operacional dos Jogos, sediando o comitê organizador, a central de alimentação das delegações e competições de diversas modalidades.
A cerimônia de abertura acontecerá no Teatro Pedra do Reino, nesta quarta-feira (13), às 19h. O evento, que contará com apoio integral do Governo do Estado, promete reforçar a visibilidade de João Pessoa como destino esportivo no Nordeste e nacionalmente.
Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos do Brasil, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país para a disputa de 18 modalidades. São mais de 4 mil atletas participantes e, ao todo, mais de 6.000 pessoas envolvidas no evento, somando atletas, Comitê Organizador, voluntários, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, entre outros profissionais.
O evento multiesportivo é organizado pela área de Desenvolvimento Esportivo do COB e tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas por meio de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte.
Em 2023, a cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, recebeu os Jogos da Juventude, e trouxe pela primeira vez as disputas de triatlo, tiro com arco, águas abertas e esgrima. O atletismo também teve a estreia da marcha atlética, que se somou ao programa esportivo.
Locais de Competição em João Pessoa:
- Arena Beach Games – Vôlei de praia
- Praia de Tambaú/Cabo Branco – Águas abertas e triatlo
- Parque das Três Ruas – Ciclismo
- Ginásio Ronaldão – Ginástica rítmica, basquete e handebol
- Vila Olímpica Parahyba – Badminton, natação, vôlei e atletismo
- Ginásio do Instituto dos Cegos – Tênis de mesa
- Centro de Convenções – Judô, taekwondo, tiro com arco, esgrima e ginástica artística
- Apcef – Vôlei e basquete
- Sesc Centro – Vôlei e basquete
- Colégio Motiva Ambiental – handebol
Com essa estrutura ampla e diversificada, João Pessoa consolida-se como um dos grandes polos esportivos do Nordeste, pronta para receber e celebrar jovens talentos de todo o país.