A temporada de cruzeiros 2024/25 foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (4) com a chegada do navio MSC Seaview ao Porto de Salvador.
Temporada estima 300 mil visitantes
Com capacidade para mais de cinco mil passageiros, essa primeira embarcação de grande porte trouxe mais de três mil turistas à capital baiana, entre brasileiros e estrangeiros, prontos para explorar o estado. Vindo de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, o MSC Seaview segue no fim da tarde para Ilhéus.
Recepção calorosa e cultural
Os turistas foram recebidos com o autêntico espírito baiano:
- Equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e baianas típicas deram as boas-vindas.
- Fitinhas do Bonfim foram distribuídas como lembrança.
- Uma apresentação da banda de percussão Muzenza trouxe o som característico da Bahia.
Lourdes Pama, aposentada de São Paulo, ficou encantada: “Salvador é simplesmente encantadora! A energia da cidade e a receptividade das pessoas tornam a experiência única.”
Expectativas para a temporada 2024/25
A programação da temporada promete fortalecer o turismo em toda a Bahia:
- 82 atracações previstas até abril de 2025 nos portos de Salvador e Ilhéus, além de Porto Seguro, Itacaré e Cairu.
- Estimativa de 300 mil visitantes durante a temporada.
- Visitas a destinos icônicos, como Morro de São Paulo, Trancoso e Abrolhos.
Impacto econômico e cultural
A chegada dos cruzeiros movimenta não apenas o turismo, mas também a economia local. O setor hoteleiro, restaurantes, lojas e atrações culturais de toda a Bahia devem sentir os impactos positivos dessa movimentação.
Mônica Monetta, psicóloga de São Paulo, comentou sobre a experiência: “A Bahia tem uma mistura de história, cultura e beleza natural que impressiona. É uma viagem inesquecível.”
Fomento ao trade turístico
A coordenadora dos postos de atendimento da Setur, Patricia Seabra, destacou a importância da temporada para o setor: “É muito importante para a economia local e para nossos pontos turísticos. O MSC Seaview é um navio de grande porte, e estamos com expectativas muito positivas para o impacto dessa temporada.”
Com a diversidade cultural e a hospitalidade da Bahia, a temporada de cruzeiros promete deixar uma impressão duradoura em cada cruzeirista, fortalecendo o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
LEIA TAMBÉM
– Cidade no Nordeste vai ganhar novo Marco de Sustentabilidade e Lazer
– Estados do Nordeste têm quase 100% dos alunos do 3º ano inscritos no Enem
– Nordeste lidera crescimento na indústria e gera 42% das novas vagas no setor