Antes de sequer dar o primeiro passo e pesquisar opções, tenha a tranquilidade de atentar para alguns detalhes que vão te poupar tempo e dinheiro além de evitar preocupações.
1. A primeira delas é que antes de ir em busca do imóvel pare e faça algumas perguntas:
É para investir?
É para viver?
É para lazer?
É para rentabilizar?
A resposta pode ser apenas uma delas ou mais de uma, mas não todas, afinal não dá para viver em um lugar em que deseja rentabilizar, por exemplo. Mas é possível sim ter alguns dias de lazer e em outros alugar por temporada e rentabilizar o imóvel.
2. Defina um valor médio de investimento.
Claro que vai depender do imóvel, da qualidade, das especificidades do investimento. Mas é preciso ter em conta a sua capacidade financeira. Não adianta pensar em um investimento de 2 milhões se sua capacidade de investimento é de 500mil. Ou ainda, pode ser que o deseje diversificar o seu investimento e para esta situação tenha um valor limite.
3. Imóvel ideal.
Se é um investimento sem intenção de utilização num primeiro momento, um terreno pode ser uma boa opção. Se a ideia é obter rentabilidade através de alugueis, é preciso conhecer os índices de rentabilidade do imóvel ou necessidade de reforma e atualização. Se o objetivo é apenas lazer, entender a valorização histórica do imóvel pode garantir um posicionamento estratégico do patrimônio familiar. E se o desejo for moradia, entender a vizinhança, os acessos, os aspectos relacionados com segurança e dia a dia são de grande importância.
Cada pessoa tem seu imaginário de imovél ideal. Eu lhe ajudo a encontrar e a CONSTRUIR o imovél do seus sonhos, aqui na Praia da Pipa RN.
4. Sempre considere:
Localização do imóvel alinhada com o seu objetivo: Para rentabilização pode ser interessante estar num lugar mais central, mas para viver já pode não ser tão agradável já que o ruído é mais constante. Infraestrutura ao redor: Estacionamento, esgoto, calçamento da rua, água pluviais, vias de acesso… Todos estes itens precisam ser verificados considerando uma possível valorização ou desvalorização, liquidez ou rentabilidade de um imóvel.
5.Valorização nos últimos anos:
Saber qual o histórico de valorização do imóvel é um dado importante na tomada de decisão. Entender o que levou a subida ou baixa de preços pode te ajudar a realizar um bom negócio. Um imóvel consolidado com valorização frequente pode ser considerado um investimento seguro, mesmo que tenha um valor alto aparentemente. E ao mesmo tempo um imóvel que parece ter um valor de oportunidade, mas não obteve uma boa rentabilidade ou valorização nos últimos anos pode acabar se tornando um mau investimento.
6. Documentação:
É imprescindível verificar com cuidado a documentação do imóvel. Verificar o registro imobiliário, o índice construtivo, as certidões e a propriedade. Tibau do Sul é uma região de preservação ambiental que contém um parque estadual em seu coração além de áreas de dunas e falésias. Há muitos terrenos com restrição construtiva e a exigência de licenças é o normal.
Fala comigo aqui (https://www.instagram.com/ludmiladeabreu/)
Vamos, juntos?!
LUDMILA ABREU
Consultora de negócios, especializada na Praia de Pipa. Nasceu em Recife, mas vive na Praia da Pipa há quase 20 anos, lá criou diferentes empresas do seguimento turístico e gastronômico. Atua no mercado imobiliário ha 15 anos e possui uma imobiliária que leva o seu nome. Tem o empreendedorismo no seu DNA. A escolha por viver e desenvolver sua carreira profissional numa pequena cidade permitiu trabalhar em diferentes áreas com qualidade e excelentes resultados.